Teresinha...

IMAGEM DE SANTA TERESINHA VENERADA
EM SUA BASÍLICA NO RIO DE JANEIRO
(Primeira Igreja do mundo dedicada a Santa Teresinha)



Texto do Breve Pontifício pelo qual foi concedido à nossa Igreja, dos Carmelitas Descalços, o título de Basílica:

À Perpetua memoria da cousa. Existe na cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro um novo e bellissimo templo dedicado a Santa Teresinha do Menino Jesus, que os Carmelitas Descalços da Província de Roma, residentes no Brasil, acabam de edificar com o concurso dos fiéis da Republica Brasileira.
Este mesmo templo não só se impõe pela grandiosidade, belleza dos altares e preciosidade dos paramentos, mas tambem pelo primor da arte. É formado, pois, de tres grandes naves de estylo romano, com nove altares de marmore, feitos com toda a perfeição na marmifera Ligure, da Italia.
Bem que possua este templo muitas reliquias de diversos santos, entre os quaes o corpo de S. Justino Martyr, todavia é tido como o Santuario de Santa Teresinha do Menino Jesus da Nação Brasileira, onde se conserva insigne reliquia da mesma santa. E tão grande é a devoção com que o povo brasileiro a venera, que, em prova disto, quiz, por subscripção nacional, offerecer a urna preciosissima em que se conservam os restos mortaes da Virgem de Lisieux, da Ordem Carmelitana Descalça. Não é, pois, de admirar que um sem numero de fieis se reunam neste templo, pia e devotamente, para assistir aos sacros exercicios, que os Padres Carmelitas, coadjuvados tambem por capellães do clero secular, todos os dias, e não raro solennemente e com magnificencia, more romano, realizam.
Examinados, portanto, attentamente, todas estas razões, tendo o Superior dos Carmelitas Descalços no Brasil, que tem sua residencia junto do mesmo Santuario, nos pedido insistentemente que, para augmentar cada vez mais a piedade dos fieis e o decoro do Santuario, nos dignassemos elevar á dignidade e titulo de Basilica Menor o mesmo templo, suffragando este pedido com calorosa recommendação do Venerável Irmão Arcebisco Coadjutor do dilecto nosso filho da Santa Romana Igreja, cardeal Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, arcebispo de S. Sebastião do Rio de Janeiro, como tambem o procurador geral da Ordem dos Carmelitas Descalços, nós, que sempre tivemos desejo de augmentar a devoção dos fieis para com os santos, e de condecorar com privilegios os sacros edificios, de boa vontade annuimos a esses votos. Pelo que, ouvido tambem o Conselho dos Veneraveis irmãos nossos Cardeaes da Santa Romana Igreja que presidem á Sagrada Congregação dos Ritos, motu proprio, com sciencia certa e madura deliberação, com o nossa plena potestade apostolica, pela força destas letras, perpetuamente attribuimos ao templo Sacro a Deus Optimo Maximo, em honra de Santa Teresinha do Menino Jesus da cidade e Arcebispado de S. Sebastião do Rio de Janeiro a dignidade e o titulo de Basilica Menor, com todas as honras, prerrogativas, indulgencias, privilegios annexos, conforme os decretos e o costume.
Mandamos que tudo que nestas letras está contido permaneça sempre estavel, firme, valido e efficaz e consiga sempre seus integros effeitos e á Igreja á qual pertence agora e para sempre dê testemunho e assim se deve julgar e definir, ficando irrito e nullo tudo que se fizer contrariamente a esse respeito, seja qual fôr a pessoa e de qualquer autoridade, sciente ou ignorantemente ousasse attentar. Não obstante qualquer cousa em contrario.
Dado em Roma, em S. Pedro, sob o annel do Pescador, no dia XX do mez de julho MDCCCCXXVII, do Nosso Pontificado anno sexto – P. Cardeal Gasparri, secretario de Estado.


Papa Pio XI

Nenhum comentário: