Início da Reforma Teresiana entre os Frades...

TERESA DE JESUS,
FUNDADORA DE FRADES

Encontrou certo dia em Medina del Campo dois frades carmelitas que estavam dispostos a abraçar a Reforma: Antonio de Jesús de Heredia, superior, e Juan de Yepes, que seria o futuro São João da Cruz.
Aproveitando a primeira oportunidade, ela fundou um conventinho de frades em Duruelo em 1568. Em 1569 fundou o de Pastrana. Em ambos reinava a maior pobreza e austeridade. Santa Teresa deixou o resto das fundações de conventos de frades a cargo de São João da Cruz. Depois de muitas lutas, incompreensões e perseguições, obteve de Roma uma ordem que eximia os Carmelitas Descalços da jurisdição do Provincial dos Calçados.

Em 1580, quando estabeleceu-se a separação entre os dois ramos da Ordem do Carmo, Santa Teresa de Ávila tinha 65 anos e sua saúde estava muito debilitada. Nos últimos anos de sua vida fundou outros dois conventos. As fundações da Santa não eram simplesmente um refúgio das almas contemplativas, mas também uma maneira de servir melhor a Deus numa maior perfeição de vida. 

Fundação... Descalços.... descalça-te

FUNDAÇÃO DOS FRADES CARMELITAS DESCALÇOS

28 de novembro de 1568
Início da Reforma de Santa Teresa entre os Frades.

Em finais de Setembro de 1568 parte Frei João para fundar em Duruelo, o primeiro convento do Carmelo Descalço. Leva consigo seus sonhos, o desejo de uma entrega radical a Deus, um hábito novo que Santa Teresa costurou com as próprias mãos.
Duruelo é um lugar pobre, distante de tudo, perdido. Na verdade, não era mais que um barracão para guardar as alfaias dos ceifadores e onde estes mesmos se recolhiam durante o tempo das colheitas. No Verão anterior a Madre visitou a casinha que lhe tinham oferecido para convento, e as suas companheiras tiveram por loucos os que dali fizessem convento para viver. Estava tudo tão sujo e imundo que, apesar do entardecer, ninguém ali quis dormir. Ouçamos as suas palavras: «Saímos de manhã para Duruelo, mas como não sabíamos o caminho perdemo-nos. E, sendo o lugar pouco conhecido, ninguém sabia dar indicações precisas.
Quando entramos na casa, estava de tal maneira que não nos atrevemos a ficar ali naquela noite. Tinha um portal razoável, uma sala, um sótão e uma pequena cozinha. Pensei que do portal podia fazer-se a igreja, o sótão servia bem para o coro e a sala para dormir.
As minhas companheiras diziam-me: «Madre, não há com certeza, homem, por santo que seja, que resista a viver nesta casa».
Mas frei João da Cruz concordava com a pobreza da casa para convento. Combinamos, pois, que o padre frei João da Cruz fosse acomodar a casa para poderem entrar. Tardou pouco o arranjo da casa, porque ainda que se quisesse fazer muito, não havia dinheiro.
No primeiro domingo do Advento deste ano de 1568 celebrou-se a primeira Missa naquele pequeno portal de Belém. Chamo-lhe assim, porque não creio que fosse melhor que o presépio.
Os quartos tinham feno por cama, porque o lugar era muito frio, e, pedras por cabeceira. Muitas vezes, depois de rezarem levavam muita neve nos hábitos que neles caía pelos buracos do telhado.
Iam pregar a muitos lugares próximos dali, o que me deixou muito contente. Iam descalços e com muita neve e frio, porque no princípio, não usavam calçado, como mais tarde lhes mandaram.
Em tão pouco tempo, alcançaram tanta estima das pessoas, que nunca lhes faltava alimentos, pois traziam-lhes mais do que o necessário. Isto foi para mim grande consolo, quando o soube.

Praza ao Senhor fazê-los perseverar no caminho que agora começaram.» (Livro das Fundações 13 2-3)

Descalça-te...

Os Irmãos Descalços da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo pertencem a uma família religiosa, que, inserida no Povo de Deus e enriquecida com um Carisma próprio, desempenha uma particular missão no Corpo Místico de Cristo.


em oração com Maria...

Jornada Pro Orantibus 2013:
"Sentinelas da Oração: Vida Contemplativa no Ano da fé"
21 de novembro, memória litúrgica da Apresentação de Maria ao Templo, a Igreja celebra a Jornada Pro Orantibus, dedicada a todas as comunidades de clausura. O Papa Francisco, em comunhão com todos os fiéis, quer agradecer ao Senhor pelo dom da vida contemplativa e de modo especial, a todas as pessoas que respondem a este chamado vocacional.


Oração:
“Que te glorifique Deus nosso, a Tua Igreja, ao contemplar o mistério de tua sabedoria na qual criastes e configurastes o mundo. Tu por meio de Jesus Cristo, nos tem justificado e em teu Espírito Santo, nos tem santificado. Escuta a oração que hoje dirige o teu povo, voltando os seus olhos e seus corações aos mosteiros, às pessoas consagradas contemplativas que, como sentinelas da oração, dedicam todo o seu tempo unicamente a Ti, vigiando dia e noite com suas lâmpadas acesas.
Concede-lhes permanecer fiéis à sua vocação e amadureça plenamente os frutos de sua consagração monástica, para que tua Igreja siga recebendo deles, frutos abundantes de fé e caridade.

A Ti a honra, a glória e o poder! A Ti o louvor e a aclamação pelos séculos dos séculos. Amém.”

Ele...


santidade no Carmelo...

 SÃO RAFAEL KALINOWSKI (Rafael de São José)

19 de Novembro: No Carmelo Descalço memória de 
SÃO RAFAEL KALINOWSKI (1835-1907)

Perguntando, um jovem eremita, a um Padre do Deserto que livros o ajudariam a progredir no caminho da perfeição, obteve esta resposta: “Só conheço dois livros: o Evangelho, que leio cada manhã, e a Regra, que leio à noite. O primeiro ensina-me o que devo fazer para ser discípulo de nosso Senhor Jesus Cristo; o segundo, o que devo fazer para ser um bom monge. Isto me basta”.


(dos escritos de São Rafael, carmelita descalço)

ela voou para o Céu...

O CÉU É A PÁTRIA DOS SANTOS

14 de Novembro
No Carmelo celebramos a
Festa de todos os Santos da Ordem.

E, também nesse mesmo dia lembramos o encontro da Serva de Deus, Madre Tereza Margarida do Coração de Maria,
 "Nossa Mãe", com o se Amado. 
Voou ao céu na madrugada do dia
14 de novembro de 2005.

santidade no Carmelo...

14 de novembro
FESTA DE TODOS OS SANTOS CARMELITAS
 Os Santos do Carmelo são uma imensa multidão de nossos irmãos e irmãs que consagraram a vida a Deus, seguindo os ensinamentos do Divino Mestre e imitando sua vida. Entregaram-se ao serviço da Virgem Maria na oração e no zelo pela humanidade: Eremitas do Carmelo; mendicantes da Idade Média; doutores e pregadores missionários; mártires; monjas que dilataram o povo de Deus com a misteriosa fecundidade de sua vida contemplativa; religiosas que descobriram o rosto de Cristo nos irmãos; seculares que no meio do mundo souberam encarnar o espírito da Ordem. Toda a família do Carmelo da pátria celeste com Maria – sua Mãe - à frente, constitui neste dia o motivo de nossa alegria e de nosso louvor ao Pai.


“Salve, ó flores gentis do Carmelo!
Salve, ó lírios de níveos alvores!
Com as rosas, formais o decoro
Dos jardins dos divinos amores”.

viver na alegria...

Com os Santos aprendemos a Viver a radicalidade do Evangelho na alegria. Indo a Deus pela via do amor, queremos ser testemunhas de "tudo aquilo que vimos e ouvimos".


Caminhe conosco...

UM PROJETO EM COMUM: Viver por Jesus Cristo em vida de intimidade e doação, auxiliados por Maria, Irmã, Mãe e Rainha dos Carmelitas e a exemplo de nossos fundadores: a Santa Madre Teresa de Jesus, o Santo Padre João da Cruz e em comunhão com os grandes de nossa Ordem: Teresinha do Menino Jesus, Francisco Palau, Teresa de Los Andes, Elisabete da Trindade...


CAMINHE CONOSCO...

Curta no Página no FACEBOOK

Monjas Carmelitas Descalças

Deseja conhecer mais sobre a Vida das Monjas Carmelitas Descalças???


CARMELO DE BELO HORIZONTE
Carmelo Nossa Senhora Aparecida
Rua Desembargador Tinoco, 322
Bairro Monsenhor Messias
Belo Horizonte - MG - Brasil – CEP.: 30720-480

Telefone:(31) 3411-1548

Vocacional Carmelo Descalço

CARMELO DESCALÇO
CARMELO DE TERESA

Encontro Vocacional para os jovens 
da Região Norte/Nordeste


alegria...

A alegria do Senhor é nossa força...


Ela sorriu para mim...

Teresinha nos narra em sua autobiografia “História de uma Alma” como foi curada pelo Sorriso da Virgem, da grande solidão e tristeza que sentia devido à perda de sua mãe:

'No dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes,... do leito, virei meu olhar para a imagem de Nossa Senhora e... De repente, a Santíssima Virgem pareceu-me bonita, tão bonita que nunca vira algo semelhante, seu rosto exalava uma bondade e uma ternura inefáveis, mas o que calou fundo em minha alma foi o 'sorriso encantador da Santíssima Virgem'. Todas as minhas penas se foram naquele momento, duas grossas lágrimas jorraram das minhas pálpebras e rolaram pelo meu rosto, eram lágrimas de pura alegria... Ah! Pensei, a Santíssima Virgem sorriu para mim, estou feliz... (...) Fora por causa dela, das suas intensas orações, que eu tivera a graça do sorriso da Rainha do Céu...' (Ma, 30v).
A esta imagem ela deu o título de 'Virgem do Sorriso' e a invocação começou com seus familiares. Depois, ela levou a devoção para o Carmelo de Lisieux, onde ingressou aos quinze anos de idade. Finalmente, foi divulgada em toda a ordem do Carmelo Descaço e se propagou no mundo.

A imagem de Nossa Senhora do Sorriso, de Santa Teresinha esteve em frente da enfermaria do Carmelo de Lisieux, onde a Santinha concluiu sua vida de vinte e quatro anos, em 1897. Hoje, a imagem é venerada na capela do mesmo Carmelo, acima da cripta de vidro que guarda as relíquias da Santa.

Carisma do Carmelo...

Curta nossa Página no facebook...


Novo Provincial dos Frades Carmelitas Descalços/Província São José

FREI CLEBER DA TRINDADE,OCD


Os frades Carmelitas Descalços, Província São José, sudeste do Brasil, elegeram no dia 8 de novembro (dia em que no Carmelo Descalço celebramos a memória da Beata Elisabete da Trindade) seu Rev.mo Padre Provincial, Frei Cleber da Trindade, que animará a vida da Província nos próximos três anos.
Frei Cleber nasceu no dia 01 de março de 1979 em Cubatão/SP. Entrou para o Carmelo Descalço no ano de 2000. Emitiu a Profissão Simples no ano de 2001 e a Solene no ano de 2008. Foi ordenado presbítero no ano de 2009. Atualmente servia à Província como Conselheiro Provincial, Superior e Mestre no Convento Elisabete da Trindade, onde temos a etapa do Postulantado.
Estimado Frei, imploramos à Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, ao seu esposo São José a quem estamos confiados, à Santa Madre Teresa, ao Santo Padre João da Cruz e a todos os Santos e Beatos de nossa amada Ordem que te auxiliem em sua nova missão.

Vem...

Carmelo Descalço: Uma Vocação na Igreja

A vocação ao Carmelo compromete a viver “em obséquio de Jesus Cristo, meditando dia e noite na Lei do Senhor e velando em oração”.
Teresa de Jesus intuiu profundamente essa vocação original, ao apresentar a oração como o centro do Carmelo.

Por este motivo seus membros são reconhecidos pela Igreja como uma comunidade que se esforça por viver intensamente o mistério da oração cristã e que dele da testemunho com a vida. O Carmelo imita o “Cristo que no horto contemplava a face do Pai”.


nossa família...

A família do Carmelo Descalço quer ser na Igreja sinal de Intimidade e Comunhão com Deus. Falamos com Deus, para aprendermos a falar melhor com a humanidade.


santidade no Carmelo...

8 de novembro
No Carmelo Descalço, memória da Beata Elisabete da Trindade


''Encontrei meu céu na terra, nesta querida solidão do Carmelo onde estou sozinha com Deus somente. Faço tudo com Ele e a tudo me dedico com uma alegria divina. Qualquer limpeza, qualquer trabalho ou qualquer oração. Acho tudo belo e delicioso, porque é meu mestre que vejo por toda parte.''

(Beata Elisabete da Trindade)

Santidade no Carmelo...

7 de novembro

No Carmelo Descalço, memória do Beato Francisco Palau (1811-1872).

Grande religioso de nossa Ordem, fundador da Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias Teresianas e Carmelitas Missionárias.

assim devemos ser...

SER CARMELITA...
Ser Carmelita Descalço é aspirar à intimidade com Deus, meta a que se propõe cada um de nós. Buscamos no dia a dia “Subir o Monte Carmelo”, como tão belamente descreve o Santo Padre João da Cruz, e no cimo deste monte nos colocar num encontro transformante com o Senhor.


Capítulo Provincial

V CAPÍTULO PROVINCIAL

Reunidos em Assembleia em São Roque os frades Carmelitas Descalços, Província São José, se prepararam para eleger na próxima sexta-feira o Padre Provincial que estará no serviço de animação da Província nos próximos três anos. Acompanhemos com nossas orações.


Oração de preparação para o V Capítulo Provincial

Pai de misericórdia infinita,
nós vos louvamos pelas inúmeras graças
com as quais nos privilegiastes
durante toda a caminhada da Província São José.
Agora, neste tempo de preparação
para a celebração do V Capítulo provincial
vimos implorar vossas bênçãos
sobre todos os religiosos de nossa circunscrição
e as luzes do Espírito Santo
para que possamos estar abertos às Vossas inspirações
e tomar as decisões necessárias para o bem de nossa família.
Queremos assumir com responsabilidade e coragem
os desafios próprios da realidade em que estamos inseridos.
Para isso vos pedimos que renoveis em nós
o amor à pessoa de Jesus, razão de nossa consagração,
à Igreja, e ao Carmelo.
Que a Virgem Maria, nossa Mãe e Irmã
e seu castíssimo esposo São José
intercedam por nós a fim de que possamos
viver com autenticidade o Carisma e a Espiritualidade
que herdamos de Santa Teresa de Jesus
e São João da Cruz.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

Rainha e Formosura do Carmelo, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Santa Madre Teresa de Jesus, rogai por nós.
Santo Padre João da Cruz, rogai por nós.
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós.
Todos os Santos e Beatos do Carmelo, rogai por nós.


Video Vocacional Carmelo Descalço


"Saber que um Ser chamado Amor habita em mim,
foi o que fez da minha vida um céu sem fim".
(B. Elisabete da Trindade)

V Capítulo Provincial - Frades Carmelitas Descalços

Queridos Irmãos/as, família do Carmelo Descalço.
 Estamos aproximando de nosso V Capítulo Provincial, que será celebrado em dois momentos: o primeiro no dia 8 DE NOVEMBRO com a eleição do Padre Provincial, e o segundo de 05 a 10 de janeiro de 2014. Convidamos a todos a se unirem em oração conosco, para que saibamos viver este tempo com profundidade e abertura à Graça de Deus.
  

 Oração de preparação para o V Capítulo Provincial
Dos Frades Carmelitas Descalços - Província São José

Pai de misericórdia infinita,
nós vos louvamos pelas inúmeras graças
com as quais nos privilegiastes
durante toda a caminhada da Província São José.
Agora, neste tempo de preparação
para a celebração do V Capítulo provincial
vimos implorar vossas bênçãos
sobre todos os religiosos de nossa circunscrição
e as luzes do Espírito Santo
para que possamos estar abertos às Vossas inspirações
e tomar as decisões necessárias para o bem de nossa família.
Queremos assumir com responsabilidade e coragem
os desafios próprios da realidade em que estamos inseridos.
Para isso vos pedimos que renoveis em nós
o amor à pessoa de Jesus, razão de nossa consagração,
à Igreja, e ao Carmelo.
Que a Virgem Maria, nossa Mãe e Irmã
e seu castíssimo esposo São José
intercedam por nós a fim de que possamos
viver com autenticidade o Carisma e a Espiritualidade
que herdamos de Santa Teresa de Jesus
e São João da Cruz.

Por Cristo Nosso Senhor. Amém!