ASPIRANTADO

O Aspirantado


O aspirantado é a primeira etapa dos que respondem ao chamado de Deus para a vida no Carmelo Descalço. Como o próprio nome indica, esta etapa é o momento em que os candidatos a enfileirarem-se entre os filhos de Teresa e João da Cruz aspiram viver nossa vida. Para isto começam a dar os primeiros passos na escalada do Monte. Durante um ano, depois de os jovens aspirantes deixarem suas casas, suas famílias, suas comunidades de origem, trazendo em suas bagagens suas vivências, a expectativa de iniciar um belo percurso de entrega ao Senhor, e iniciam uma rica experiência de comunidade, de oração e de iniciação na vida carmelitana.
Nesta etapa tudo é novo: o ritmo da vida comum, o nosso modo de orar, o convívio com novos e velhos, a adaptação a uma nova casa e uma nova família. Uma das experiências mais ricas que se faz no aspirantado é, certamente, o autoconhecimento, favorecido pelas exigências da vida comum, da oração intensa, do trabalho manual e apostólico. Tudo leva a conhecer-se para discernir o próprio chamado à Vida Consagrada e ao Carmelo Descalço.
Valoriza-se muito, como início de um caminho que prosseguirá nas outras etapas, o acompanhamento do mestre e da comunidade formativa, feito de diálogo e de mútua ajuda, a fim de que o aspirante saiba, de modo natural e maduro, desprender-se para a liberdade daquilo que não lhe servirá para a caminhada, e poder abraçar com alegria a riqueza que o Carmelo Descalço lhe oferece.



A casa dos aspirantes está localizada em Caratinga, Minas Gerais.
Convento Nossa Senhora do Carmo
Cx Postal 28
CEP.:35300-970
Caratinga/MG
Tel.: (33) 3321-2766


Nenhum comentário: