Abre-se o IIIº Capítulo da Província São José

A chegada

Desde a manhã do dia 10 de dezembro, os frades foram chegando ao Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque (SP), para o 3º Capítulo da nossa jovem Província. Desta vez um bom número de delegados foram escolhidos pela Província entre os frades mais jovens, muitos recém professos. Como sempre, no abrir-se destas reuniões fraternas, sobressai a alegria do reencontro e a expectativa pelos bons frutos de um momento de graça.

A Missa do Espírito Santo

O Capítulo inicia-se com a Santa Missa votiva do Espírito Santo. É Ele quem se invoca por primeiro, Ele por quem falavam os profetas, que veio sobre a Virgem Maria, de quem fora ungido o Senhor Jesus, que fora enviado aos Apóstolos, que guia a Igreja, que sustenta os tíbios e os fracos, que dá calor e vigor a cada discípulo e coragem a todo consagrado.

A Santa Missa do Espírito Santo foi celebrada por frei Marcos Matsubara, superior da comunidade de Caratinga, que celebra seu aniversário neste dia. Comentando o Evangelho de S. Marcos sobre o chamado dos discípulos, que, em suas barcas consertavam as redes e, ao chamado de Jesus, respondem prontamente, fr. Marcos disse crer que o evangelista sugere com a passagem a idéia de urgência. Às vezes, atrás do biombo da "prudência" esconde-se a covardia. É preciso correr riscos quando se trata do Reino.


A primeira reunião

Às 20:30 nos reunimos no salão do convento de São Roque para o início do Capítulo. Cantou-se solenemente o Veni Creator. Em seguida foi escolhido o secretário do Capítulo (Fr. Cleber) e apresentada a sugestão de pauta para os trabalhos capitulares. Foram entoadas as completas. Foi o primeiro dia.














Nenhum comentário: