Capítulo elege os superiores das comunidades da Província


Nota: informamos que em virtude pastoral e formativa as comunidades de formação dos estudantes de filosofia e teologia, por decisão capitular, trocaram os respectivos conventos. Sendo assim, a comunidade do estudantado de filosofia tem seu lugar no convento Santa Teresa e a comunidade do estudantado de teologia está a partir deste ano no convento São João da Cruz.



Os superiores eleitos fazem a profissão de fé diante do Provincial

Na manhã do dia 13 de janeiro os Capitulares reunidos em São Roque elegeram os superiores das Comunidades da nossa Província São José, a saber:

Santa Teresinha - São Paulo: Fr. Pierino Orlandini
Santa Teresinha - Rio de Janeiro: Fr. César Cardoso
Centro Teresiano - São Roque: Fr. Leandro
Santa Teresa - Belo Horizonte: Fr. Geraldo Afonso
São João da Cruz - Belo Horizonte: Fr. Alzinir Debastiani
Nossa Senhora do Carmo - Caratinga: Fr. Jorge Jacinto
São José - Piedade de Caratinga: Fr. Aurílio
Nossa Senhora da Assunção - Handel (Holanda): Fr. João Bonten
Beata Elizabete - Brasília: Fr. Cléber dos Santos.


O Capítulo também aprovou por unanimidade uma fundação no Nordeste do Brasil.
Eleito o Conselho da Província



Na manhã desta quarta-feira foi eleito o Conselho Provincial para o novo triênio, a saber:

Primeiro Conselheiro: Fr. Alzinir Debastiani

Segundo Conselheiro: Fr. Marcos Matsubara

Terceiro Conselheiro: Fr. George Alves

Quarto Conselheiro: Fr. Cléber dos Santos



A Assembléia Capitular acatou a sugestão de candidatos ao Conselho indicada pelo Provincial, fr. Rubens. Na escolha dos Conselheiros Fr. Rubens quis contemplar todas as gerações que formam a Província.

Na sessão da manhã deste dia 12 de Janeiro foram discutidos outros assuntos pertinentes à vida da Província em clima de intensa fraternidade e escuta da Vontade de Deus a nosso respeito.

Frei Rubens é eleito Provincial

Fr. Rubens (à esquerda) aceita o cargo para o qual foi eleito e faz sua Profissão de Fé

Frei Rubens Sevilha foi eleito Provincial da Província São José em eleição ocorrida na sessão eletiva do Capítulo Provincial nesta tarde, em São Roque.
Fr. Rubens já havia sido escolhido Provincial quando nossa circunscrição era Semi-Província. Natural de Tarabay, interior de São Paulo, fr. Rubens ingressou na Ordem ainda pequeno, na Escola Apostólica Santa Teresinha, em São Roque e testemunhou todo o processo recente do qual nasceu a nossa nova Província. No ano passado havia celebrado em São Paulo, onde era superior, os 25 anos de sua ordenação sacerdotal. A ele as orações e o apoio de todos.

Fr. Rubens recebe o abraço dos confrades presentes ao Capítulo

Abre-se o IIIº Capítulo da Província São José

A chegada

Desde a manhã do dia 10 de dezembro, os frades foram chegando ao Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque (SP), para o 3º Capítulo da nossa jovem Província. Desta vez um bom número de delegados foram escolhidos pela Província entre os frades mais jovens, muitos recém professos. Como sempre, no abrir-se destas reuniões fraternas, sobressai a alegria do reencontro e a expectativa pelos bons frutos de um momento de graça.

A Missa do Espírito Santo

O Capítulo inicia-se com a Santa Missa votiva do Espírito Santo. É Ele quem se invoca por primeiro, Ele por quem falavam os profetas, que veio sobre a Virgem Maria, de quem fora ungido o Senhor Jesus, que fora enviado aos Apóstolos, que guia a Igreja, que sustenta os tíbios e os fracos, que dá calor e vigor a cada discípulo e coragem a todo consagrado.

A Santa Missa do Espírito Santo foi celebrada por frei Marcos Matsubara, superior da comunidade de Caratinga, que celebra seu aniversário neste dia. Comentando o Evangelho de S. Marcos sobre o chamado dos discípulos, que, em suas barcas consertavam as redes e, ao chamado de Jesus, respondem prontamente, fr. Marcos disse crer que o evangelista sugere com a passagem a idéia de urgência. Às vezes, atrás do biombo da "prudência" esconde-se a covardia. É preciso correr riscos quando se trata do Reino.


A primeira reunião

Às 20:30 nos reunimos no salão do convento de São Roque para o início do Capítulo. Cantou-se solenemente o Veni Creator. Em seguida foi escolhido o secretário do Capítulo (Fr. Cleber) e apresentada a sugestão de pauta para os trabalhos capitulares. Foram entoadas as completas. Foi o primeiro dia.















Mensagem do Padre Geral aos Capítulos Provinciais

Do centro da Ordem

O Padre Geral, Saverio Cannistrà, enviou uma carta a todos os Capítulos Provinciais manifestando a sua proximidade e convidando todos a viver cada Capítulo partindo do objetivo da "busca do projeto de Deus sobre nós, onde se manifesta a verdade mais profunda daquilo que somos no presente e do que somos chamados a ser no futuro".
Na carta o Prepósito Geral disse de "estar convicto que não podemos fazer um bom discernimento sem uma verdadeira mudança interior". Esta é a "única coisa necessária para não transformar os Capítulos em uma mera mudança institucional negligenciando a novidade do Espírito", tão necessária na nossa vida religiosa.

O Padre Geral insiste sobre a necessidade de retomar em cada Capítulo as conclusões emanadas dos encontros regionais que nos últimos meses o mesmo Geral e o respectivo Definidor da zona realizaram com os Superiores e os seus Conselhos.

"Espero que a leitura pessoal e compartilhada dos escritos de Santa Teresa possa servir de apoio e de orientação e vos ajude a assumir a responsabilidade que tendes nas vossas respectivas circunscrições".

Agregado à Ordem novo Instituto Religioso


Chamam-se Servas Carmelitas da Sagrada Família a nova Congregação de Irmãs agregadas à família do Carmelo Descalço. O Instituto nasceu na cidade de Cuenca (Espanha) em 1980, fundado por um grupo de irmãs, e foi aprovado como Instituto Religioso em 2009 pelo Bispo local.

O Príncipe da Paz conceda a todos abundantes bençãos, um ano de 2011 repleto de realizações...