Novena à Flor do Carmelo

Introdução

O Escapulário do Carmo é um objeto de devoção formado por dois quadradinhos de pano marrom, unidos entre si por um cordão. Num pedaço de pano traz a imagem de Nossa Senhora do Carmo e no outro a imagem do Sagrado Coração de Jesus ou o emblema da Ordem do Carmo. Pode ser também “uma tira de pano que os frades e as freiras de certas Ordens trazem sobre o peito’. É um símbolo de devoção a Maria, nossa Mãe. No século XI, um grupo de homens admiradores e dispostos a seguir Jesus, reuniram-se no Monte Carmelo, em Israel. Resolveram construir ali uma capela em honra a Nossa Senhora. Estava assim nascendo os carmelitas que depois se espalharam para todo o mundo. Escapulário vem da palavra em latim “scapulas” que significa ombros, logo é um objeto usado sobre os ombros. Conta-se a tradição que certo dia São Simão Stock, prior carmelita, enquanto orava à Virgem Maria suplicou a sua poderosa proteção: “Flor do Carmelo, vinha florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre Virgem, sede propícia aos Carmelitas, Ó Estrela do Mar”.
São Simão Stock, superior geral da Ordem, no dia 16 de julho de 1251, enquanto rezava em seu convento, pediu a Nossa Senhora proteção contra os inimigos de sua Ordem. Durante a oração Nossa Senhora, com o Menino Jesus nos braços e rodeada por anjos entregou-lhe um escapulário que tinha em suas mãos e disse-lhe: “Recebe filho amado, este Escapulário de tua Ordem, sinal de meu Amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas: que com ele morrer, não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e de amor eterno.” Depois disso Simão reuniu com todos os frades e explicou sobre o aparecimento da Virgem Maria. Passaram então a usar o escapulário sobre o hábito. Fizeram uma adaptação pequena do escapulário monástico para as pessoas leigas que começaram a usá-lo em sinal de amor à Virgem Maria.

 Primeiro Dia:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Flor do Carmelo,
vinha florida.
Esplendor do céu.
Virgem Mãe incomparável.
Doce Mãe, sempre Virgem,
sede propícia aos Carmelitas,
Ó Estrela do Mar.


Oração inicial para todos os dias:
“ Nossa Senhora do Carmo, que deixastes o Santo Escapulário como sinal do vosso amor e proteção. Sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte, eu, vosso filho devoto, pronto a vos servir, disposto a vos amar, me apresento a Vós e nesta Novena faço o meu pedido(peça a graça que necessita…). Nossa Senhora do Carmo, nunca se ouviu dizer que alguém necessitado, tendo recorrido a Vós, tenha ficado desamparado.Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao Vosso Filho, Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiam às minhas orações. Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.”

Sugestão bíblica para reflexão:
 “Nós nos alegraremos e cantaremos um hino de louvor por causa daquilo que o Senhor, nosso Deus fez. Ele nos vestiu com a roupa da salvação e com a capa da vitória. Somos como um noivo que põe um turbante de festa na cabeça, como uma noiva enfeitada com jóias.” (Isaías 61,10-11)

Pai Nosso, Ave Marias, Glória ao Pai...
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Nenhum comentário: