CENTENÁRIO DOS FRADES - Depoimentos dos vocacionados

Estavam presentes dois vocacionados na comemoração do Centenário da chega dos Frades no Sul e Sudeste do Brasil: Victor Emmanuel, de Teresina – PI, representando o Nordeste, e Vinícius Píres Caires, de Praia Grande – SP, representando o Sudeste. Pedimos a eles que dessem seus depoimentos sobre a Missa do Centenário:

"Sempre que falo sobre o Carmelo Descalço, imagino em meu coração uma luz que se acendeu no coração de Santa Teresa e de São João da Cruz, e que há cem anos veio iluminar a terra de Santa Cruz. Poder participar desta festa, em ação de graças, junto com a Mãe Aparecida, para mim é e sempre será uma alegria, que, como o servo que multiplicou talentos, posso partilhar com meus irmãos do Carmelo, como humilde trabalhador da vinha do Senhor, vinha que é nossa alegria, nossa beatitude!"

Vinícius Caires, 15 anos, de Praia Grande- SP


"Era um sábado, depois de Vésperas, instante em que o costume é rezar nos Carmelos a Salve Regina, um redentorista tentava explicar aos romeiros o motivo da ação de graças.
Santuário cheio, cheio de religiosas e fiéis também em júbilo: religiosas mensageiras e servas, fiéis benfeitores, amantes e vocacionados. Havia religiosos em romaria, o monte e foram à casa da Mãe. Os sinos badalavam, as pessoas cantavam... passavam em cortejo os irmãos descalços da Virgem Maria "Aparecida", sacerdotes e diáconos, frades estudantes e noviços.
Santa Missa presidida por um bispo amigo do Monte, nos Provérbios, um jovem identificava com emoção a figura da reformadora. Quase ao término, mais um cortejo: os noviços e estudantes do grupo dos frades do altar, levavam com solenidade a Virgem Maria, do Monte Carmelo, de Imaculada Conceição, Aparecida, sua Irmã Santíssima."

Victor Emmanuel Araújo de Oliveira Cunha,  18 anos, de Teresina - PI


Nenhum comentário: