Bento XVI declara venerável a Carmelita Descalça do Paraguai Maria Felícia de Jesus Sacramentado
·

Roma - Italia (2010-03-27).- O papa Bento XVI aprovou hoje o decreto que que declara “Venerável” a la Serva de Deus Maria Felícia de Jesus Sacramentado, carmelita descalça do Paraguai.

Ocorreu hoje durante a audiência privada concedida esta manhã ao Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Mons. Angelo Amato, e na qual autorizou também a publicação do decreto referente a um milagre atribuido a a intercessão do Venerável Juan de Palafox y Mendoza (1600-1659) bispo de Puebla de los Ángeles (México) Osma (España) que receberá o título de Beato quando se celebrará a solene cerimônia de sua Beatificação.

Maria Felícia de Jesus Sacramentado (Chiquitunga)

Maria Felícia, familiarmente conhecida como "Chiquitunga", nasceu em Villarrica (Paraguay) em 12 de janeiro de 1925 no seio da família Guggiari Echevarría. Inclinada a prática do apostolado desde muito jovem, sentiu-se chamada por deus a consagrar-se na vida contemplativa ingressando nas Carmelitas Descalças de Asunción em 1955, quando tinha 30 anos de idade.

Chiquitunga viveu apenas quatro anos dentro dos muros do Carmelo até a sua morte em 28 de março de 1959. Sua presença pelo claustro Teresiano deixou uma profunda recordação entre sua irmãs de comunidade que a recordam por seu grande espírito de sacrifício, caridade e generosidade, todo envolto em grande alegria.

Chamada de lírio da Igreja do Paraguai, a irmã Maria Felícia de Jesus Sacramentado pode chegar a ser a primeira santa do Paraguai se assim o Papa aprovar ao final do processo de canonização iniciado em 1997.

Nenhum comentário: