Comunidade de Handel visita famílias no Natal





Neste Natal oferecemos a toda a Paróquia a visita dos frades para a bênção natalina das casas e das famílias.
A graça de Deus nos acompanhou de perto e nos abençoou a tal ponto que ficamos surpresos com tamanha aceitação e adesão do povo no momento das visitas.
Depois de obter o endereço do pessoal nós ligávamos e marcávamos o horário mais viável pra eles. O pessoal nos recebia com alegria, mas também um pouco desconfiados, o que é fácil de se entender.
Na bagagem levávamos um CD de músicas natalinas orquestradas e pedia para eles colocarem no aparelho; levávamos também uma vela e eles próprios acendiam e colocavam diante do presépio ou da árvore de natal.
A essa altura, já dava um clima diferente na casa, e todos se aproximavam com prazer diante do presépio ou da árvore de natal. A benção tinha como tema:
DO CORAÇÃO DA CASA PARA O CORAÇÃO DE DEUS
(van het hart van het huis naar het hart van God).
Era feita uma pequena explicação do porquê daquele tema, e já era suficiente para eles aderirem com todo o coração diante da proposta.
Chamou-nos muito a atenção das casas onde havia crianças, e várias vezes percebemos a oração em família era uma novidade para elas. Em muitas casas as crianças tomavam a iniciativa e sentavam em volta do presépio, os pais faziam o mesmo e nós com alegria nos sentávamos com eles. Aquele pequeno momento tornava-se momento de graça para todos nós e inesquecível para mim e tenho certeza que para eles também.
Até hoje visitamos 36 famílias de Handel, e há ainda muitas famílias aguardando a bênção natalina. Com o espalhar das vozes da visita dos frades os pedidos vão chegando.
Várias pessoas admiradas diziam: mas isso é novo aqui em Handel? Eu nunca ouvi falar de bênção de casa/de presépio/ de família... nunca um padre visitou a minha casa.
Nos convidavam para voltar, dizendo que as portas da casa estavariam sempre abertas para nós...
O Fr. Luciano acompanhou a grande maioria das visitas e também ficou animado com essa simples iniciativa.
Temos certeza que através dessas visitas, caminhos largos foram abertos para nós no campo pastoral. Pensamos muito nos jovens daqui... e vamos até eles começando pelas crianças que estão já se aproximando da igreja. Estamos pensando em aproveitar o mês de maio, bem celebrado por aqui, e a valorização do imaginário da realeza impresso na cultura local, para fazer uma coroação de N. Senhora no último domingo do mês de maio.
Se for plano de Deus queremos envolver o máximo de crianças nesse evento. E quem sabe, no mês de outubro, mês missionário, dará para fazer algo mais específico com a galera jovem?
São planos... que estão em nossas orações. Rezemos também nessas intenções.
Um abraço com muita neve e frio!

Fr. João de Deus, ocd

Nenhum comentário: