O Escudo da Ordem do Carmo resume a maneira como os membros da família do Carmelo recebem e compreendem a presença do Espirito Santo cm meio deles para o bem de toda a Igreja o de seu povo:

Até Santa Teresa com seu movimento de Reforma o Escudo oficial da Ordem Carmelita, ou emblema, como achar melhor, tem sete partes; com ela e sua reforma introduziu-se um novo elemento ou parte.
Cada uma das partes tem significado para um membro da família Carmelitana.
1- A Montanha: O Monte Carmelo está em Israel, na costa perto da cidade atual de Haifa, onde hoje é reconhecida mundialmente como estando na Terra Santa. Ali, em tempos antigos viveu o profeta Elias, e, séculos mais tarde, um grupo de varões que buscavam a Deus e sua consequente fidelidade como o profeta Elias o buscou e era fiel a Deus, se reuniu, junto à fonte de Elias. Chamavam-se filhos do Profeta Elias. Desse grupo de homens nasceu a Ordem dos Carmelitas.

2- A Estrela Branca no coração do Monte Carmelo representa a Maria, a Mãe de Jesus. Maria, a Mãe de Jesus é: Mãe, Patrona e Protetora. E sua educadora na fé. O título oficial dos Carmelitas dentro da Igreja é: "Irmãos da Bem aventurada Virgem de Monte Carmelo".

3- As duas estreins em cima do Monte Carmelo representam o Profeta Elias e o Profeta Eliseu.
Nós, os Carmelitas, temos o Profeta Elias como o modelo que inspira nossa maneira de seguir a Jesus para sermos fiéis a Deus. A outra estrela representa o Profeta Eliseu, o primeiro seguidor de Elias. Eliseu nos ensina como ser fiéis filhos do profeta que nos inspira para seguir a Jesus.

4- A Coroa. Sobre o escudo do Monte Carmelo há uma coroa. A coroa significa o Reino do Deus e a Deus como seu Rei. Nos recorda que quem manda em nossa vida é Deus quem ordena todo para que seu Reino de Justiça e Paz se dê no mundo. Cada Carmelo é um pequeno "jardim" ou "horta" onde se cultiva a vontade de Deus.

5- As Doze Estrelas representam as doze tribos de Israel, o povo de Deus. Representam a todo o Povo de Deus. Lembram-nos que este povo nasceu de novo na primeira comunidade de Jerusalém. Esta primeira comunidade de Jerusalém, semente do Reino de Deus, é modelo de vida dos membros da família Carmelitana.

6- A Espada representa a Palavra de Deus (ver: Hebreus 4,12; Efésios 6,17). A Palavra de Deus é a espada do Espírito que penetra ate o coração de cada membro e pequena comunidade da Família Carmelitana. Para julgar, ordenar e guiar nossas vidas. A Palavra de Deus é a arma de cada membro da família carmelita para lutar a favor do Reino de Deus neste mundo, a partir da situação concreta onde vive.

7- As palavras do Profeta Elias: "Zelo zelatus sum pro Domino Deo exercituum". Estas palavras em Latim são tomadas da Sagrada Escritura: "Me consumo de amor pelo Senhor Deus todo poderoso"(I Reis 19, 14). Lembra a cada membro e pequena comunidade da família carmelita que sua e primeira e única lealdade com Deus e seu Reino. Lembra o que Jesus ensinou e viveu: "Busquem primeiro o Reino de Deus e fazer sua vontade, e tudo o mais lhes virá por acréscimo". (Mt. 6,33).

8- Santa Teresa introduz, com a Reforma, a dimensão cristológica o que se pode perceber com a Cruz, o que não aparece no escudo da Ordem da Antiga Observância, que é reconhecida sob o nome de "Ordem do Carmo". Para nós, portanto, a cruz é o oitavo elemento do escudo ou emblema.

Nenhum comentário: