BENTO XVI RECEBEU EM AUDIÊNCIA ESPECIAL O PADRE GERAL E OS FRADES DO TERESIANUM, NOSSO COLÉGIO INTERNACIONAL

ROMA-ITALIA (19-05-2011) - Tenho a honra e a grande alegria de apresentar-lhe a nossa família religiosa. "Os 4.000 irmãos e as 11.000 carmelitas descalças dispersos pelo mundo, que se lembram de Vossa Santidade todos os dias na oração". Com estas palavras o Padre Geral, Padre Savério Cannistrá, iniciu a saudação ao Papa Bento XVI na Audiência Especial que o Pontífice concedeu esta manhã aos membros da Pontifícia Faculdade do Teresianum, nos 75 anos de sua fundação. O Padre Geral agradeceu ao Pontífice seu acolhimento paternal e qualificou o ato de "gesto de grandíssimo valor e significado para todos nós", que reuniu um grande número de religiosos das comunidades do Teresianum e da Cúria Geral na Sala Clementina do Vaticano. Durante sua intervenção, o Padre Savério se referiu a missão do Carmelo Teresiano na Igreja: “o exercício cotidiano da oração, na fidelidade a uma oração simples”, sua grande trajetória missionária, além dos ensinamentos e estudos de Teologia e a Espiritualidade, a qual o Superior Geral se referiu como “uma parte importante” dentro da missão do Carmelo. Ao mesmo tempo, o Padre Geral transmitiu ao Papa a sintonia de toda a Ordem com um novo ciclo de catequese das quartas-feiras, dedicado ao tema da oração, qualificado de grande ajuda no caminho de preparação para a celebração do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa em 2015. “Seria muito bom se esse ano pudesse ser convertido em toda a Igreja no ano dedicado a oração”, manifestou o Padre Savério Cannistrá.
BENTO XVI NOS CONVIDA AO ESTUDO APROFUNDADO DA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ
Fazer parte da comunidade acadêmica do Teresianum “constitui uma peculiar experiência eclesial, enriquecida por toda a história de uma grande família espiritual como é a Ordem dos Carmelitas Descalços”, disse o Papa no discurso que dirigiu nesta quinta-feira aos membros da Pontifícia faculdade Teológica do “Teresianum”, recebidos no Vaticano por ocasião dos 75 anos de sua fundação. Também recordou aos estudantes que seu trabalho de aprofundamento na antropologia e na teologia deve seguir as pegadas do carisma teresiano, para “penetrar no mistério de Cristo, com a inteligência do coração que é ao mesmo tempo um conhecer e amar”, assinalou. “Isso exige que Jesus esteja no centro de tudo, de vossa afetividade e pensamentos, de vosso tempo de oração, no estudo e na ação, em todo vosso viver. Ele é o “livro vivo” como foi para Santa Teresa de Ávila, observou o Papa. Ao mesmo tempo, Bento XVI convidou aos estudantes a valorizar seus anos de estudos como “um dom precioso da Providência divina” e “uma oportunidade irrepetível para crescer no conhecimento do mistério de Cristo”. O Papa lembrou que a Igreja continua recomendando a prática da direção espiritual “não só para os que desejam seguir de perto a Deus, mas para todo cristão”, além de ter enfatizado a importância de se aprofundar na espiritualidade cristã, e convidou aos estudantes a tomar “partido deste tesouro que aprenderam nestes anos de estudo, para acompanhar a todos os que a Providência divina lhes confiar, ajudando-os no discernimento do espírito”.
Tradução: Frei Claudiano de Aragão Lima, ocd
          

 
 

Um comentário:

Arnaldo Ribeiro disse...

O ALTÍSSIMO JÁ FAZ JUSTIÇA NA TERRA COM A DESTRA DO CRISTO:
(JR.33.2) – Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para as estabelecer (Senhor é o seu nome): (EX.3.14) – Eu sou o sábio que me enviou a vós outros, (SL.33.19) – para livrar-lhes a alma da morte, e no tempo da fome conservar-lhes a vida: (MT.15.10)–Ouvi e entendei, (2PE.1.20) – sabendo primeiramente isto: Há meio século eu me tornei escravo da liberdade do meu próprio Ser em Cristo, empenhado em esquadrinhar o Tratado Bíblico, no afã de me preparar como Guia dos Guias espirituais, para poder conduzir o povo de Deus à terra prometida. Tenho testado as almas nessa fé, e muitas terão dificuldades em alcançar a relevância dessa obra, dado a sua complexidade aliada à descrença reinante nessa terra pagã e sem futuro. Mas Deus é testemunho de que é com a mais pura das intenções que exorto o estudo acurado da nossa bibliogênese; porque sei que essa humanidade infiel e pervertida, já não poderá subsistir sem o conhecimento que Jesus nos passa através dela.
(LV.17.12) – Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: (SL.58.11) – Na verdade, há recompensa para o justo, há um Deus, com efeito, que julga na terra; pois é o Espírito Santo que revela ao mundo o ex-segredo guardado nas 98 letras e 7 sinais dessa parábola:

(NM.16.28) – ENTÃO, DISSE MOISÉS: NISTO CONHECEREIS QUE O SENHOR ME ENVIOU A REALIZAR TODAS ESTAS OBRAS, QUE NÃO PROCEDEM DE MIM MESMO:

(MC.14.27) – Todos vós vos escandalizareis porque está escrito:

E CRISTO DIZ AOS HOMENS CONSCIENTES: ESTÃO VENDO QUE ESSE SER É MEU ESPÍRITO EM ARNALDO RIBEIRO, NAS MÃOS DO HOMEM QUE AMA.

(GL.4.16) – Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? (JÓ.19.4) – Embora haja eu, na verdade, errado, comigo ficará o meu erro. (1CO.4.3) – Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano, nem eu julgo a mim mesmo; (1CO.4.3) – porque se julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados. (2CO.5.10) – Importa que compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo; (LS.1.15) – porque a justiça é perpetua e imortal: (MT.10.18) – Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo: (HB.10.30) – Óra, nós conhecemos Aquele que disse: A mim pertence a vingança, Eu retribuirei: (IS.46.13) – Faço chegar a minha Justiça e não está longe: (MT.5.6) – Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça; porque serão fartos.