Sugestão literária


"Sempre ouvimos dizer que devemos nos colocar em atitude de oração e escuta, como Maria, e não sermos agitados e preocupados com muitas coisas, como Marta. O episódio de Jesus com Marta e Maria tem sido interpretado como modelo e afirmação da supremacia da contemplação sobre a ação, da oração sobre o trabalho, ou da escuta da Palavra sobre o serviço.
Apoiando-se na teologia e na exegese, mas com forte viés existencial, o autor recoloca a questão da ação e da contemplação, a vida de oração e de trabalho a que os cristãos não podem eximir-se hoje, como não podiam nos séculos anteriores, oferecendo elementos preciosos para a reflexão e a justa orientação de quem se interroga e procura viver honestamente sua vida de fé sem retirar-se do meio do mundo, aonde o Senhor o chamou a ser fermento, nem deixar de ocupar-se com seu trabalho cotidiano."

O autor
Vojtéch Kodet é um respeitado líder de exercícios espirituais da República Checa. Além de diretor espiritual, é escritor e fotógrafo. Carmelitas, O. Carm, e sacerdote, durante o regime totalitarista da Tchecoslováquia, trabalhou em várias áreas da Diocese Brno como pároco. Foi prior do mosteiro carmelita em Kosteini Vydri por 10 anos e provincial dos carmelitas, na República Checa. É doutor em espiritualidade pela Universidade Theresianum, dos frades Carmelitas Descalços, em Roma, e autor de diversas obras de sucesso.

Nenhum comentário: