ENCONTRO DOS RELIGIOSOS IRMÃOS DA PROVÍNCIA SÃO JOSÉ






Realizou-se no convento Santa Teresa de Jesus, em Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30 de junho, o encontro dos frades Irmãos, Carmelitas Descalços, da Província São José. Fizeram-se presentes: fr. Allyson e fr. George (Belo Horizonte/MG), fr. José Cláudio (Caratinga/MG) e fr. Miguel (São Paulo/SP).

No dia 28/06 tivemos a presença do Irmão Heládio, da congregação de Nossa Senhora de Lourdes, que partilhou conosco a sua experiência vocacional, congregacional e missionária, além de fazer-nos refletir que o Irmão é aquele que vai (“ir-”) junto com o outro (“-mão”) rumo ao projeto do Pai.

No dia 29/06, pela manhã, estudamos e discutimos juntos o seguinte artigo: “A refundação dos religiosos: uma exigência do Espírito!” do padre jesuíta Jaldemir Vitório. Na parte da tarde, fr. Emerson OCD, provocou-nos a partir de um texto adaptado de uma conferência proferida por Timothy Radclife aos Abades Beneditinos, em seu Congresso Mundial do ano 2000. Fez-nos pensar que “os religiosos revelam Deus não por aquilo que fazem ou dizem, mas porque as suas vidas têm como centro um espaço vazio, no qual Deus pode manifestar-se a si mesmo”. E há três aspectos de nossa vida que abrem o vazio para Deus:

1) Em nossas vidas não desempenhamos nenhuma função “específica”, pois o que deve identificar-nos é o ser frade, ser irmão, e não um ofício particular que eventualmente desempenhamos.

2) Não devemos aspirar a promoções, escalas hierárquicas como, por exemplo, os militares; pelo simples fato de que nos voltamos totalmente para o testemunho da fraternidade.

3) São vidas marcadas pela humildade, humildade de reconhecer o nosso lugar, o nosso espaço e deixar que Deus ocupe o centro de nossas vidas e de nossas comunidades.

E, para finalizar, no dia 30/06 realizamos um passeio fraterno à cidade histórica de Ouro Preto/MG.



Pelos Irmãos da Província São José,

fr. Allyson, OCD.

Nenhum comentário: