COMUNICAÇÃO DO DEFINITÓRIO GERAL


Estimados Irmãos e irmãs: paz!

Desejando que esta os encontre nas alegrias e esperanças do Natal e Ano Novo, encaminho-lhes a comunicação do Definitório (n. 3) e peço que as deem a conhecer aos confrades, mosteiros da Associação e comunidades OCDS.
Um abraço.
Frei Alzinir


Roma, 3 de janeiro de 2010

Aos Provinciais, Comissários,
Delegados Gerais e Vigários Regionais

Objeto: Secretariado para a Formação e o Programa para a Formação Permanente

Reverendo Padre,

Saudação!

É, com efeito, um prazer informar-los de que o Definitório Geral decidiu organizar diversos cursos para a formação continuada de nossos frades através do secretariado para a formação. Assim, como a formação inicial, talvez seja o mais importante e urgente a necessidade da formação permanente regular de nossos irmãos, especialmente nas regiões onde a Ordem está crescendo e é muito jovem e vital. Com o olhar direcionado para isto, tivemos que decidir sobre os meios adequados para a consolidação e a maturação progressiva dos frades em sua vida carmelitana e sacerdotal, incluindo fazendo sacrifícios optando pela eficácia duradoura da missão mais que resultados impressionantes e transitórios. Por tanto, se solicita urgentemente sua cooperação neste assunto.

Alguns dos programas que estamos planificando são os seguintes:

1. Um Curso de Renovação Carmelitana Bíblica (CBRC) em Stella Maris, Haifa para os grupos entre 40 e 60 anos de idade, em espanhol, italiano, francês e inglês, segundo o número de participantes.
2. Um Curso especial para os mestres de noviços no CITES, Ávila (idioma: espanhol?).
3. Um Curso regular de formadores na Índia para Ásia e África, especialmente para as regiões de língua inglesa. Com a orientação do Definitório Geral o Centro da Índia de Formadores asiáticos carmelitas (ACFCI) funcionará em colaboração com a Conferência Inter-Provincial da Índia (IPCI) e organizará um Curso básico para Formadores, Curso para Diretores Espirituais, Curso para Superiores, etc. de três meses de duração, utilizando as estruturas já existentes e explorando os ricos recursos humanos disponíveis na Índia. Deseja chamar a atenção de modo especial a este respeito aos Superiores Maiores das zonas anglófonas (áreas de língua inglesa) da Ásia e África.
4. Em vista da atualização dos arquivos da Secretaria para a Formação, o P. Johnson Perumuttath, Secretário, pediu diversos dados. Solicita-se fraternalmente sua cooperação.

Espero suas respostas, comentários, reações e sugestões para esta informação a fim de estruturar os programas de maneira mais concreta.

Com saudações fraternas,



Fr. Augustine Mulloor OCD
Definidor Geral encarregado da Formação.

Nenhum comentário: