Frei Raul termina sua corrida...



Frei Raul em um dos nossos recreios no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque

Faleceu na manhã deste domingo, dia do Senhor, dia 23 de agosto, um dia antes do aniversário da reforma Teresiana, nosso Fr. Raul de Lima Sertã, que estava internado em hospital em S. José dos Campos. Frei Raul nasceu em Carmo, na região serrana do Rio de Janeiro, a 4 de dezembro de 1917. No final da década de 30 entrou para a Ordem no convento do Rio, fez o noviciado em 33, assumindo o nome de Fr. Telésforo do Menino Jesus, e prosseguiu seus estudos de filosofia e teologia em Ceprano, na Itália, onde ordenou-se sacerdote em 1941.
De volta para o Brasil assumiu os seguintes cargos: Vigário Provincial, Pároco de São Roque (SP), Professor no seminário do Marmeleiro em S. Roque, Superior no Rio de Janeiro. Trabalhou por muitos anos no interior do Brasil nas missões populares, de moto primeiro, depois em sua famosa belina, depois de frequentar escola missionária dos Redentoristas. Escreveu muitos pequenos livros de devoção carmelitana e na década de 80 interessou-se pela pastoral da saúde, coletando receitas e escrevendo livros sobre saúde e plantas medicinais, o que o fez conhecido. Esteve como conventual em quase todos os conventos da Província. Possuía um temperamento alegre, de modo a parecer sempre um menino travesso, procurando ser para suas comunidades uma presença bem-humorada e feliz. Deixa saudades para os que puderam partilhar com ele a vida no Carmelo, e vai para junto de Deus para unir-se a nossos Santos Padres e seus filhos na intercessão por nós. Frei Raul era o frade mais antigo da Província e ajudou muito em fornecer-nos importantes memórias da nossa história. Vai em paz, fr. Raul. Que Deus o recompense pela sua fidelidade e dedicação. Ore por nós!

Um comentário:

Bruno Augusto disse...

Que triste notícia recebi agora a noite. A Páscoa do Frei Raul. Triste, mas feliz por saber que agroa ele já foi cantar laudes no céu, junto dos nossos santos padres, junto dos nossos fundadores e perto da Celestial Trindade. Verdadeiramente Telésforo foi caminhaar para as longínquas terras de onde viemos. MOrei no Carmelo de São Roque em 2003 e pude partilhar da bem-aventurada vida deste nosso querido frade. Me lembro de acolitá-lo na Santas Missas e ajudá-lo quando se perdia nas orações do breviário. Ora, alcançou aquilo que o Senhor nos pede e deseja, tornar-nos como crianças para entrarmos no Reindo do Céus. Lembro-me que balbuciava uns barulhinhos com a boca enquando rezava o ofício, era interessante observá-lo em tantas ações e na sua dedicação em ser simples... NO dia 03 de fevereiro de 2003, dia de São Bráz na homilia da missa vespertina disse-nos o freizinho: - "Quando chguei na ordem só tinha um pensamento que levo até hoje. NADA PEDI, TUDO ACEITEI".
Para mim, a vida deste homem se resume nessa frase; Espero ter dado uma contribuição para a perene memória desse frade descalço.
Com minhas orações enlutadas me despeço e pelo orações aos veneráveis irmãos e irmãs da ordem descalça do Carmelo.

Amplexos in Deo!

Bruno Augusto Souto