08 de julho de 2009
Centenário do Nascimento da Serva de Deus
Madre Maria Imaculada da Santíssima Trindade
Fundadora do Carmelo da Sagrada Família – Pouso Alegre - MG



“O olhar de Deus é amar”.

Nesta certeza do que diz o Santo Padre João da Cruz é que podemos compreender o que foi a existência desta humilde carmelita do interior das Minas Gerais, fundadora do Carmelo da Sagrada Família de Pouso Alegre.
Maria Giselda nasce no dia 08 de julho de 1909, em Maria da Fé MG, filha de pais que viviam um autêntico cristianismo. Sempre foi muito viva e inteligente.
Com apenas 4 anos de idade, aos responder ao sério interrogatório do Missionário que realizava Missões em Maria da Fé, faz sua Primeira Comunhão. Sempre voltada para as coisas de Deus, quis entrar para o Apostolado da Oração como Zelada. Como ainda não sabia ler nem escrever cumpria de memória o que lhe era prescrito. De natureza rica e temperamento exuberante sempre esteve cercada e boas amizades. Teve por companheiro de infância além de Delfim, o futuro monge beneditino Dom Marcos Barbosa. Três crianças que, mais, tarde norteariam suas vidas para um único ideal de consagração.
Sempre dedicada aos estudos Maria Giselda desenvolvia muitos talentos que Deus lhe dotara. Porém, o selo do sofrimento marcaria toda sua infância, entre os 12 e 13 anos terá início o seu calvário com o aparecimento de um grande tumor na virilha, tumor este que se tratava de um câncer em estado adiantado. É submetida à pesada radioterapia, da qual as conseqüências sentirá por toda a sua vida.


CARMELITA E FUNDADORA

Ingressou no Carmelo de Santa Teresinha, em Campinas (SP), a 29/11/1930, recebendo aí, o santo Hábito de Nossa Senhora do Carmo, aos 12/04/1931. Fez sua Primeira Profissão aos 13/04/1932 e, os Votos Solenes, aos 13/04/1935. Tendo sido escolhida por Deus, veio para Pouso Alegre (MG), em 26/10/1943, como Fundadora do Carmelo da Sagrada Família.
Cumpridora fiel dos conselhos evangélicos e de seus votos religiosos, viveu plenamente sua vida de Carmelita Descalça, deixando-nos um magnífico exemplo de fidelidade a Deus e de amor ao próximo.
Faleceu aos 20/01/1988.
Em vista do contínuo e espontâneo movimento de seus devotos junto ao seu túmulo, impelidos pela fama de santidade, a Ordem do Carmelo solicitou, à Igreja, a abertura de sua Causa de Canonização.
Fachada da Capela do Carmelo da Sagrada Família
Deste modo, em 30/09/2006, deu-se oficialmente a abertura do Processo de Canonização, pelo nosso Arcebispo, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, Opraem.
A Serva de Deus foi exumada, em 12/04/2007 e inumada em 15/04/2007.



Solicitamos àqueles que alcançarem graças por intercessão da Serva de Deus, Maria Imaculada da Santíssima Trindade, que comuniquem as mesmas ao:
Carmelo da Sagrada Família,
R: Com. José Garcia, 1307 – Cx.P 171
Pouso Alegre - MG.
Cep: 37550-000
Fone: (35) 3421-1103

Nenhum comentário: