O homem é um ser que pensa, um ser que é - por Frei Gilberto

Os frades estudantes de teologia e filosofia do Carmelo Descalçao no Brasil se reuniram nos dias 22e 23 de janeiro, assessorados pela irmã Aparecida de Carvalho, religiosa claretiana missionária, residente em Londrina. A irmã Aparecida desenvolve sua vocação auxiliando na formação de sua congregação e de outras que solicitem a sua ajuda.

Dentro da temática que nos foi proposto o trabalho sobre a formação humana, penso que em nossas vidas precisamos de uma melhor lapidação de nossa humanidade. Nos vários aspectos vocacionais que somos chamados, deveriamos ter sempre consciente que somos diferentes uns dos outros somente pelo fato de sermos pensantes. Sendo o homem um ser que pensa, um ser que é - pensa, fala, ouve, deseja- não conseguiremos fugir desta condição natural que nos foi dada no ato de nossa criação.
Podemos dizer que as reflexões nos conduziram, a partir de nossas realidades enquanto instituição religiosa, possibilitando entrar em contato conocsco mesmo, procurando não perder de vista a nossa natureza humana. Acredito que estes momentos de reflexões sobre as nossas experiências, dinamizados por trabalhos em grupo, nos levaram enquanto ser humano, a nos descobrir e nod conduzindo a uma descoberta do próprio "EU", sempre em construção, nunca acabado.
Esta experiência me leva a uma conclusão que expresso com uma citação dos livro da Vida de Santa Teresa de Jesus, transcrito em nossas constituições.

" Fomentando as virtudes sociais e demais valores humanos cultivando a alegria e suavidade da vida fraterna num cordial ambiente de família, inculcando a dignidade da pessoa humana e a nobreza da alma louvando e promovendo a formação dos religiosos jovens, o estudo e o culto das "letras", ordendndo a mortificação e os exercícios ascéticos da comunidade para uma mais profunda vida teologal e aomodando estas práticas ao ministério apostólico, alentando a comunhão entre as diversas casas e a amizade evengélica entre as pessoas." ( Const. 10 p. 43)

Frei Gilberto, OCD
3° ano de Filosofia - Curitiba
Província Nossa Senhora do Carmo

Um comentário:

Santuário de Nossa Senhora do Carmo e Adoração Perpétua do Carmo disse...

Olá
Parece que estamos todos entrando na era dos blogs...muito importante termos mais uma ferramente para espalhar o bem!
Adoramos o blog...venham conhecer o nosso:

www.conventodocarmo-santos.blogspot.com