O encontro foi realizado nos dias 3 e 4 de Julho no Convento Santa Teresa de Jesus, em Belo Horizonte. Neste, participaram os frades: George, Gumercindo (Gugu) José Claudio, Miguel, e Normandio. Durante todo o nosso encontro, tivemos a fraterna participação do Frei Alzinir.
A coordenação do encontro ficou a cargo de Frei George que escolheu o tema da identidade já conhecido pelos irmãos, de reflexões anteriores. Abordando esse tema que norteia a nossa existência, trabalhamos especificamente a Identidade do Irmão. Para ajudar-nos em nossos questionamentos identitários, usamos dois aportes teóricos que nortearam a nossa reflexão: o texto “identidade”, de Antonio da Costa Ciampa e o texto: “A Identidade como grupo, o grupo como Identidade”, de Claudio Garcia e José Roberto Heloani. Usamos também o filme Samsara (2001 – drama - Origem: França/Índia/Itália. Sinopse: “Tashi é um jovem monge tibetano que, após passar três anos em reclusão meditando, é resgatado por seus companheiros, que o ajudam a retornar ao monastério. No caminho, ele vê escrito em uma pedra "como impedir que uma gota d'água desapareça ao sol?". De volta à vida religiosa, Tashi se encanta com uma dançarina, e os crescentes desejos por uma existência comum o atormentam tanto, que ele decide deixar o templo, e ir viver na cidade, para trabalhar, se casar e constituir família”.
Abordamos ainda o tema do nosso livro “Consagrados para Gratuidade”, foi um outro momento de grande satisfação para nós, percebemos que caminhamos, apesar de nossas dificuldades, produzimos algo como grupo, e o melhor com a colaboração dos confrades e amigos do Carmelo. Resgatamos uma parte da memória dos irmãos que agora estão “vivos” em nossas lembranças e quem sabe em nossos atos, colocamos uma pequena “pedra” que “faltava” na base do edifício da nossa província São José.
O próximo encontro ficará a cargo de Frei Normándio e acontecerá no local de sua conventualidade. Além do tema escolhido por ele, resgataremos documentos recentes da Ordem, no que diz respeito ao papel do irmão.
Ficou proposto para o encontro dos irmãos da América Latina no Paraguai, que se realizará de 6 a 10 de outubro, a participação de três dos irmãos da Província São José.
Contamos com as orações dos nossos confrades para crescermos na consciência da nossa vocação e para assumirmos a nossa missão na construção da nossa província e na colaboração no Reino de Deus.

Fraternalmente
Frei George Alves, OCD
Convento Santa Teresa /Belo Horizonte

Nenhum comentário: