A Ordem dos Carmelitas Descalços é uma Ordem da Igreja Católica Apostólica Romana. Nascemos por volta de 1200, na Palestina, no Monte Carmelo (foto abaixo). Em 1562, Santa Teresa D'Ávila reformou o Carmelo Feminino e, em 1568, com a ajuda de São João da Cruz, reformou também o ramo masculino, nascendo assim, a Ordem dos Carmelitas Descalços.
Hoje, os Carmelitas Descalços são presença viva no meio do povo, seja como sacerdote ou irmãos não ordenados, anunciando o Reino de Deus com o trabalho nas paróquias, na orientação de retiros, na assistência às monjas carmelitas e no campo da espiritualidade.
Carmelo significa "jardim". Geograficamente, é uma cadeia de colinas, próximo à atual cidade de Haifa (antiga Porfíria), em Israel. Os fenícios haviam erguido ali um altar a Baal, invocando proteção para suas viagens. O culto a esse deus profanado pela ímpia Jesalém, esposa do Rei Acab, recebeu a forte oposição do profeta Elias. As origens históricas da Ordem Carmelitana se mistura à própria história da humanidade e do desenvolvimento da cultura e história do Oriente Médio.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa, que este blog seja instrumento de Deus na vida de muitos!